Github e Github Desktop — Básico
Neste tutorial iremos ver sobre como utilizar o “github” e “github desktop”, veremos também sobre o básico do git, como clone, commit, pull, push, branches e merge.
Para isto eu criei um projeto de exemplo, no qual irei utilizar durante todo o tutorial.
Vale lembrar que não irei ensinar como criar uma conta no github, e também não irei ensinar como instalar o github desktop.
Interface do Github Desktop
Para começarmos iremos abrir o github desktop, após isso, caso você não tenha nenhum projeto baixado e associado ao github em seu computador, você irá encontrar uma tela semelhante a imagem abaixo.
Com o github Desktop aberto, nos deparamos com essa tela. Do lado esquerdo encontramos alguns botões que nos permite fazer algumas ações relacionada a repositórios locais e remotos.
Clone a repository from the internet — Este botão nos permite clonar um repositório remoto que se encontra em sua conta do Github, Github Enterprise Server ou via URL.
Create a New Repository on your hard drive — Este por sua vez possibilita o usuário criar um repositório em seu Disco Rígido(HD, SSD).
Add an Existing Repository from your hard drive — Esta última opção é utilizado caso o usuário já tenha um projeto clonado em seu HD, quer utilizar o Github Desktop para fazer o gerenciamento do projeto.
Voltando a tela inicial do Github Desktop, do lado direito encontramos todos os repositórios remotos vinculados a conta do usuário.
Baixando o repositório do projeto
Depois de entender a interface do Github Desktop, podemos continuar, neste tutorial irei baixar o repositório via URL. Vale lembrar que há outras formas de baixar o um repositório.
Para conseguir o URL do projeto devemos ir na página do repositório, e clicar em Clone or download, isso fará com que abra uma pequena aba na página no qual contém o URL do projeto, e duas opções, Open in Desktop e Download zip.
Do lado da URL há um botão, com com uma seta, clique nele, feito isso, você terá copiado o URL do repositório. Agora iremos voltar para o Github Desktop, que, por sua vez, iremos clicar no botão “Clone a repository from the internet…”, Após isto irá abrir um pop up, dentro dele contém três opções comentadas anteriormente.
Selecione a opção URL, e cole o link na caixa de texto igual a imagem acima, caso queira alterar o local onde o repositório será baixado, clique no botão “Choose…” e selecione o local onde deseja salvar. Clique em “Clone” e espere o Github Desktop baixar o repositório.
Pronto seu projeto está clonado e pronto para ser modificado.
Commit, Pull e Push
Para poder salvar as alterações que fizemos no projeto, fazemos o Commit, Para poder subir o nosso commit no repositório remoto, primeiro precisamos verificar se há algum commit mais recente que o nosso, para isso usamos o Pull, que irá verificar e caso haja algum commit ele irá baixá-lo para nós, E por último vem o Push, que vai subir nosso commit para o repositório remoto.
Agora iremos garantir que todo o projeto esteja atualizado antes de criar um e subir o commit para o repositório remoto, para isto, clique no botão Fetch origin, localizado ao lado do botão onde podemos escolher nosso branch.
Caso haja algum commit para baixar o botão mudará e irá ficar parecido com a imagem abaixo, e basta clicar nele clicar novamente nele para baixar as atualizações. Caso de conflito você deve certificar de corrigi-lo para que não perca nenhum dado.
Quando fazemos alguma alteração no nosso projeto, conseguimos ver elas na aba Changes(1) e para ver o histórico de commit, clicamos em History(2).
Para fazer nosso commit, primeiramente precisa haver alguma alteração no projeto(arquivo adicionado, alterado e/ou deletado), depois, precisamos dar um “Título” para o nosso commit, e ele vai no Summary(3), logo após de escrever o título, para concluir o commit, basta clicar no botão commit(4).
Após fazer todo o processo acima basta clicar no botão Fetch origin, que agora estará parecido com a imagem abaixo, e irá começar a subir seu commit para o repositório remoto. Pronto após concluir todo esse processo seu commit estará salvo no repositório remoto.
Criando e trocando de branch
Para trabalhar de forma mais segura com o seu projeto, você deve utilizar os branch, que são ramificações criadas, para que você possa trabalhar de forma isolada e segura, em alguma feature, do seu projeto. Para ver quais branches há no projeto, clique no botão que se localiza ao lado esquerdo do botão Fetch origin. Ao clicar irá abrir uma janela no qual nos mostra todos os branches existente.
Para criar um novo branch clique em New branch, de o nome para seu branch após isso clique em Create branch, Agora você criou uma branch, para subir ela para o repositório remoto, basta clicar no mesmo botão onde clicamos para subir e baixar atualizações.
Para trocar de branch basta abrir a aba de branches e clique na branch desejada.
Merge
Após terminar todas as modificações e elas estiverem prontas para ser transferidas para a branch principal, ou alguma específica, utilizamos o Merge, para fazer o merge, primeiramente, vá para a branch que irá receber todas as atualizações, abra a aba de branches novamente, e no final da aba irá encontrar uma opção (Choose a branch to merge int …) no qual devemos clicar.
Ao clicar irá abrir uma janela, no qual devemos selecionar a branch desejada, e clicar no botão azul (Merge ….. into ….).
Depois de ter feito o merge, irá aparecer para você fazer o push, clique no botão e subirá o merge para o repositório remoto.
Espero ter ajudado, de alguma forma você leitor, com este tutorial básico de Github e Github Desktop. Muito obrigado por ler até aqui.